SOP e Atividade física

Dra. Graziele • 8 de maio de 2021
Agendar Consulta

Você sabia que atividades físicas podem ajudar a minimizar os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico? Isso porque movimentar-se ajuda a diminuir a inflamação do corpo e a controlar os níveis de hormônios, como cortisol e a insulina, no organismo. Além, é claro, de contribuir para uma vida mais saudável.

Mas você deve estar se perguntando: quais exercícios irão me ajudar?

Minha recomendação é optar por aquele que você tem prazer em praticar e seja confortável, já que o ideal é se exercitar para sempre! Confira os benefícios dos principais tipos de atividade física:

Musculação: indicado para a sensibilidade à insulina e controle de peso: quanto mais músculo, mais gordura queimada. E sabemos que a SOP está diretamente ligada à obesidade;

⚡HIT (treino rápido e de alta intensidade): favorece o sistema cardiovascular, já que trabalha tanto o aumento da frequência cardíaca quanto o desenvolvimento muscular;

‍♀️Aeróbicos: ajudam no controle da glicose e previnem o desenvolvimento de doenças como a diabetes.

Em resumo, a prática regular de exercício físico em mulheres com SOP tem demonstrado importância terapêutica bastante relevante. As evidências indicam resultados positivos no que diz respeito à composição corporal, parâmetros metabólicos, cardiovasculares e hormonais, além da função reprodutiva.

Mas lembrando que a prática de exercícios e uma boa alimentação não substituem o acompanhamento de uma ginecologista. Apenas a médica poderá avaliar o seu caso e determinar qual é a melhor estratégia para o tratamento do problema.

Tem alguma dúvida sobre a SOP? Deixe aqui nos comentários! ⤵️

Dra. Graziele Cervantes

CRM 178589 – SP

Compartilhe na sua rede social!

Formação da Dra. Graziele Cervantes

  • Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
  • Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
  • Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
  • Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
  • Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
  • Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
  • Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Agende Sua Consulta
Vantagens da cirurgia robótica para endometriose profunda
26 de maio de 2026
Quais são as Vantagens da Cirurgia Robótica Para Endometriose Profunda? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Erros que atrasam a cirurgia da endometriose: conheça
19 de maio de 2026
Quais Erros Que Atrasam a Cirurgia da Endometriose? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser vaginal para flacidez vaginal? Saiba como funciona!
12 de maio de 2026
Em busca de Laser Vaginal Para Flacidez Vaginal? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tratamento!
Cirurgia de endometriose é sempre o último recurso?
5 de maio de 2026
Será que a Cirurgia de Endometriose é sempre o último recurso? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser vaginal para melhorar a lubrificação e a qualidade da relação sexual
28 de abril de 2026
Em busca de Laser Vaginal Para Melhorar a Lubrificação? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Cirurgia robótica para cistos ovarianos: quando é indicada?
21 de abril de 2026
Quando fazer a Cirurgia Robótica Para Cistos Ovarianos? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Por que a dor da endometriose não melhora mesmo com remédio?
14 de abril de 2026
Por que a dor da endometriose não melhora mesmo com remédio? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Endometriose profunda: quando operar é a melhor escolha
7 de abril de 2026
Quer saber quando fazer a Cirurgia para Endometriose Profunda? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Tratamento clínico da endometriose falhou: e agora?
31 de março de 2026
O que fazer se o tratamento clínico da endometriose falhou? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Quando a endometriose precisa de cirurgia?
24 de março de 2026
Quando a endometriose precisa de cirurgia? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!