Medicina Integrativa
Quer conhecer a Medicina Integrativa? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo especializada em Medicina Integrativa e explica!
Conheça mais a medicina integrativa
A medicina integrativa trata-se de uma medicina personalizada que possui a finalidade de tratar doenças pré-existentes, assim como auxiliar os tratamentos convencionais.
Além disso, e talvez o mais importante, ela é considerada um método de medicina preventiva, ou seja, através de uma análise do estilo de vida da paciente podemos implementar mudanças, de modo a garantir a prevenção de doenças e ganhar mais qualidade de vida.
Medicina integrativa e a longevidade
Esta é uma prática que busca estratégias preventivas capazes de garantir longevidade e qualidade de vida por meio do controle e do combate aos fatores de risco.
Ademais, buscamos a otimização metabólica do corpo humano utilizando técnicas da medicina convencional e alternativa respaldadas por trabalhos científicos.
Dessa forma, esta forma de atuação é uma tendência mundial e tem se mostrado muito mais eficiente que a velha medicina curativa.
Medicina Ortomolecular
A prática ortomolecular tem como objetivo primordial restabelecer o equilíbrio químico do organismo. Então, este acerto (orto=certo) das moléculas se dá através do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais e/ou aminoácidos.
Assim, estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.
O mais importante é que com a abordagem da prática ortomolecular a paciente volta a ser vista como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia.
Com esta visão global, qualquer tratamento se torna muito mais vantajoso, pois encontra a origem dos problemas, a verdadeira raiz a partir da qual todo o processo patológico se desenvolve.
Implantes Hormonais
Os implantes hormonais são medicações que podemos administrar de maneira prolongada e controlada através de sua aplicação subcutânea.
Utilizado para o tratamento de múltiplas doenças, como a endometriose e disfunções endócrinas, eles também possuem a capacidade de levar a uma boa performance física, mas não de maneira isolada, e sim associado a bons hábitos de vida.
Além disso, utilizamos alguns implantes também como método contraceptivo. Isso se torna uma ótima alternativa para a paciente que não deseja ou não pode receber os contraceptivos convencionais.
Medicina integrativa e a saúde da mulher
Como vimos, é possível associar o uso desta medicina para ter maior qualidade de vida e longevidade em qualquer indivíduo.
Então, podemos abordar a saúde feminina em todas as fases da vida da mulher, por exemplo:
- Emagrecimento e performance física em qualquer idade;
- Tratamento de doenças endócrino-ginecológicas, como por exemplo, a síndrome do ovário policístico, diabetes, alterações da tiróide;
- Terapia de reposição hormonal;
- Período pré menopausa e menopausa;
- Tratamento de doenças de repetição, como a candidíase, desbiose vaginal e intestinal;
- Tratamento de doenças inflamatórias, como a síndrome do intestino irritável e a endometriose;
- Suplementação ou tratamentos durante a gestação.
Dessa maneira, caso você se interesse pelo assunto e queira ter um olhar diferente em relação à sua saúde, procure uma médica com foco em medicina integrativa para te ajudar!