Artigos Mais Recentes

Endometriose e Infertilidade

Já falamos bastante por aqui a respeito da endometriose! A condição afeta cerca de 15% das mulheres em idade fértil e pode ser um grande empecilho para quem deseja engravidar, já que é uma das principais causas de infertilidade nas pacientes do sexo feminino, segundo dados da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).


Mas por que isso acontece? 🤔


A endometriose altera a anatomia do aparelho reprodutor feminino 🌸 Nas mulheres que possuem a doença, a aderência do tecido endometrial a outros órgãos e a inflamação causada pela doença pode dificultar a gravidez.


Outro ponto que merece destaque é a endometriose de ovário que pode comprometer a qualidade e quantidade dos óvulos, o que afeta a taxa de fertilização.


⏳Além disso, é preciso levar em consideração um agravante: o diagnóstico tardio. Em muitos casos, os sintomas não são investigados e só depois de muitas tentativas de engravidar, a endometriose é descoberta.


👉🏻Mas a boa notícia é que a doença tem tratamento! Por isso, ao notar que as cólicas estão mais fortes e frequentes mês a mês, agende uma consulta. Apenas um ginecologista especiliazado em endometriose poderá avaliar suas queixas e determinar a existência, ou não, da doença e assim indicar a melhor forma de tratamento.


Tem alguma dúvida sobre endometriose e infertilidade? Deixe nos comentários! ⤵️


Dra. Graziele Cervantes

CRM 178589 – SP


#dragrazielecervantes#ginecologia#ginecologista#ginecologistasp#endometriose#saudedamulher#endometrioseeinfertilidade#infertilidade

Posts recentes

Ver tudo