Artigos Mais Recentes

Diu hormonal ou não hormonal?

Um método contraceptivo muito eficaz, principalmente para aquelas que se esquecem de tomar a pílula e que ainda não têm planos para engravidar é o Diu. Mas você sabia que existem diferentes tipos? Hoje vou falar sobre o hormonal e o não-hormonal.


O Diu de cobre e o cobre com prata não são hormonais. Eles não inibem a ovulação. O seu funcionamento contraceptivo funciona da seguinte forma: a ação desses minerais interferem no número e no transporte de espermatozoides. Além disto, ele dificulta a movimentação do óvulo na tuba uterina.


Já o Diu hormonal, como o Mirena e Kyleena, funcionam por meio do hormônio levonorgestrel. Ele promove o espessamento do muco cervical, prevenindo a passagem dos espermatozoides e impedindo a fecundação. A ovulação pode ser inibida em algumas mulheres.


Existem contraindicações?

Sim! O Diu não é recomendado em casos de:

▫Gravidez

▫Infecção Ginecológica

▫Alteração de papanicolau

▫Câncer de mama ou ginecológico

▫Alergia ao cobre (no caso do Diu de cobre)


Ambos são eficazes na prevenção de gravidez. A escolha do melhor deles vai depender de uma avaliação médica e uma conversa com a sua médica ginecologista, em cada um dos pontos será analisado. Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Dra. Graziele Cervantes | CRM: 178589 - SP

#DraGrazieleCervantes#Ginecologia#GinecologiaSãoPaulo#SaúdeDaMulher#diu#diudecobre#diuhormonal

60 visualizações