Folículos no Ovário? Corpo Lúteo?

Dra. Graziele • 22 de setembro de 2020
Agendar Consulta

Muita calma nessa hora! A gente sempre se assusta quando aparece algum achado nos nossos exames que nós não temos nem ideia do que seja, não é verdade? “folículos e cistos de corpo lúteo” são achados que não devem gerar preocupação, são normais.

Folículos são pequenos cistos que são formados no início do ciclo menstrual. Todos os meses, um destes folículos cresce, gerando a ovulação. Depois que a ovulação acontece, o folículo se transforma no corpo lúteo, uma estrutura que se prepara para uma possível fecundação.

Se apareceu isso na sua ultrassonografia, não se descabele! É sinal de que está tudo bem. Quando há algum achado que pode gerar preocupação, a sua médica ginecologista deverá te explicar e te deixar consciente do que se trata e dos possíveis tratamentos.

O que apareceu no seu exame, te assustou e não era nada? Compartilhe comigo aqui nos comentários! #ginecologiasp #ultrassom #ultrassonografia #corpoluteo #cistosovarios #progesterona #foliculos #saudedamulher

Compartilhe na sua rede social!

Formação da Dra. Graziele Cervantes

  • Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
  • Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
  • Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
  • Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
  • Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
  • Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
  • Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Agende Sua Consulta
Cirurgia de endometriose é sempre o último recurso?
5 de maio de 2026
Será que a Cirurgia de Endometriose é sempre o último recurso? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser vaginal para melhorar a lubrificação e a qualidade da relação sexual
28 de abril de 2026
Em busca de Laser Vaginal Para Melhorar a Lubrificação? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Cirurgia robótica para cistos ovarianos: quando é indicada?
21 de abril de 2026
Quando fazer a Cirurgia Robótica Para Cistos Ovarianos? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Por que a dor da endometriose não melhora mesmo com remédio?
14 de abril de 2026
Por que a dor da endometriose não melhora mesmo com remédio? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Endometriose profunda: quando operar é a melhor escolha
7 de abril de 2026
Quer saber quando fazer a Cirurgia para Endometriose Profunda? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Tratamento clínico da endometriose falhou: e agora?
31 de março de 2026
O que fazer se o tratamento clínico da endometriose falhou? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Quando a endometriose precisa de cirurgia?
24 de março de 2026
Quando a endometriose precisa de cirurgia? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser vaginal no tratamento da incontinência urinária leve a moderada
17 de março de 2026
Como funciona o Laser Vaginal no Tratamento da Incontinência Urinária? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Histerectomia robótica: como funciona e como é a recuperação
10 de março de 2026
Como funciona e como é a recuperação da Histerectomia Robótica? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser para prevenção de incontinência urinária e atrofia vaginal: mulheres acima de 35 anos podem se
3 de março de 2026
Precisa de mais informações sobre o Laser para Prevenção de Incontinência Urinária e Atrofia Vaginal? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica.