
Você sabia que durante a menopausa é comum que a lubrificação da vagina diminua ❓ Isso acontece porque neste período os níveis de estrogênio, o hormônio responsável pelas características femininas, reduzem consideravelmente.
➡️ Além disso, é normal notar outros sintomas, tais como: coceira, queimação, desconforto e dor durante a relação sexual. Damos o nome de atrofia vaginal a esta condição.
No geral, a secura vaginal não tem cura, mas é possível tratá-la para que a mulher tenha mais qualidade de vida! Lubrificantes e hidratantes, por exemplo, ajudam a manter a região íntima úmida e trazem maior conforto tanto no dia a dia, quanto durante a atividade sexual.
Outras formas de tratar da secura vaginal são os tratamentos hormonais e as sessões de laser intravaginal. Esta técnica é capaz de promover a elasticidade do tecido da vagina e melhorar o tônus e lubrificação da região.
Por isso, se você percebe algum destes sinais, procure um ginecologista imediatamente! Só ele poderá indicar com propriedade qual a melhor forma de tratamento para o seu caso.
É muito importante que as mulheres conheçam os seus corpos e saibam o momento correto de ir em busca do acompanhamento médico. Isso facilita o tratamento e ainda contribui para uma vida ativa, confortável e saudável!
Dra. Graziele Cervantes
CRM 178589 – SP
Compartilhe na sua rede social!
Formação da Dra. Graziele Cervantes
- Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
- Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
- Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
- Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
- Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
- Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
- Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.