Artigos Mais Recentes

Reposição Hormonal na Menopausa

Quando falamos em menopausa, um dos primeiros sintomas que vem à cabeça das mulheres é o calor. E, de fato, as ondas de calor afetam até 80% das mulheres e sua qualidade de vida. Para ajudar a aliviar os sintomas, indicamos, na maioria das vezes, a terapêutica hormonal.


Um estudo da Cochrane Library apontou que a reposição hormonal é eficaz em até 87% dos casos. A terapia hormonal se baseia em repor os hormônios femininos que estão em déficit.

O tratamento hormonal é o mais efetivo para aliviar os sintomas das mulheres, tanto na peri, quando na pós-menopausa. Os benefícios da intervenção, segundo a FEBRASGO, se sobrepõem aos riscos, principalmente quando é feita em mulheres com menos de 60 anos.


A melhora da qualidade de vida, por meio da reposição hormonal, também passa pela melhoria do sono, do humor, da prevenção da saúde óssea e da função sexual, em qualquer idade.


A duração do tratamento vai variar de acordo com cada paciente. A indicação médica é que a terapia hormonal seja suspensa assim que os benefícios por ela gerados não forem mais necessários.


Visite a sua médica regularmente para que este período seja monitorado e os sintomas possam ser amenizados, com a avaliação detalhada e a indicação do melhor tratamento. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!#ginecologia#ginecologiasp#menopausa#terapiahormonal#hormoniosmenopausa#estrogenio#febrasgo#dragrazielecervantes

6 visualizações