Artigos Mais Recentes

Março - Mês de Conscientização da Endometriose

Você sabia que pelo menos 7 milhões de brasileiras possuem endometriose ❓ Isso é o que estima uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Endometriose!


Como já falei por aqui, a condição é uma doença ginecológica crônica que se caracteriza pela presença de tecido endometrial, o revestimento do útero, fora do órgão.


Ela atinge mulheres em idade reprodutiva, devido à alta exposição ao estrogênio, hormônio responsável pelo controle da ovulação e desenvolvimento das características femininas. Além de gerar dores e incômodo, a endometriose é uma das causas de infertilidade feminina.


⚠️ Os principais sintomas são a cólica menstrual e a dor durante a relação sexual. O tecido do endométrio, mesmo fora útero, continua sendo estimulado mensalmente pela ação dos hormônios do ciclo menstrual, isto provoca uma reação inflamatória que causa dor. A dor na relação sexual é causada pela inflamação decorrente de implantes de endometriose próximos ao fundo da vagina. Além disso, a endometriose pode comprometer nervos intensificando ainda mais os sintomas dolorosos.


Destinamos o mês de março à conscientização sobre a endometriose. É muito importante que mais mulheres tenham acesso às informações sobre a doença. Cuidar uma das outras é necessário e fundamental! 💛


Dra. Graziele Cervantes

CRM 178589 – SP


#dragrazielecervantes#ginecologia#ginecologista#ginecologistasaopaulo#marçoamarelo#endometriose#doençasginecologicas#saudedamulher#infertilidade


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo