
As varizes são problemas conhecidos de muitas mulheres. Mas você sabia que existe um tipo de varizes que afeta o útero e pode causar dores e alterações hormonais?
É o que chamamos de varizes pélvicas, quando há vasos sanguíneos dilatados próximas ao útero, às trompas ou ovários. Esta dilatação faz com que a circulação sanguínea na região seja atrapalhada, podendo gerar inflamação e, consequentemente, dores intensas durante e depois de relações sexuais ou próximo ao período menstrual.
Ao contrário das varizes das pernas e que são vistas facilmente, as varizes pélvicas podem passar desapercebidas por serem internas ou na região da vulva, isso atrasa ou dificulta o diagnóstico. Muitas vezes, as mulheres sentem o incômodo, mas não têm ideia do que pode ser.
Se você sente este tipo de incômodo, é muito importante discutir com a sua médica ginecologista para que as reais causas possam ser investigadas. Este tipo de problema é mais comum em mulheres que já tiveram filhos ou tiveram gestações múltiplas, mas nada impede que qualquer mulher, mesmo que ainda não tenha estado grávida, também possa ter varizes pélvicas. #dragrazielecervantes #varizespelvicas #varizes #dor #ginecologiasp #saudedamulher #utero #ovarios
Graziele Cervantes CRM: 178589 - SP
Compartilhe na sua rede social!
Formação da Dra. Graziele Cervantes
- Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
- Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
- Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
- Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
- Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
- Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
- Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.