Layout do blog

Reposição Hormonal na Menopausa

Dra. Graziele • jun. 07, 2020
Agendar Consulta

Quando falamos em menopausa, um dos primeiros sintomas que vem à cabeça das mulheres é o calor. E, de fato, as ondas de calor afetam até 80% das mulheres e sua qualidade de vida. Para ajudar a aliviar os sintomas, indicamos, na maioria das vezes, a terapêutica hormonal.

Um estudo da Cochrane Library apontou que a reposição hormonal é eficaz em até 87% dos casos. A terapia hormonal se baseia em repor os hormônios femininos que estão em déficit.

O tratamento hormonal é o mais efetivo para aliviar os sintomas das mulheres, tanto na peri, quando na pós-menopausa. Os benefícios da intervenção, segundo a FEBRASGO, se sobrepõem aos riscos, principalmente quando é feita em mulheres com menos de 60 anos.

A melhora da qualidade de vida, por meio da reposição hormonal, também passa pela melhoria do sono, do humor, da prevenção da saúde óssea e da função sexual, em qualquer idade.

A duração do tratamento vai variar de acordo com cada paciente. A indicação médica é que a terapia hormonal seja suspensa assim que os benefícios por ela gerados não forem mais necessários.

Visite a sua médica regularmente para que este período seja monitorado e os sintomas possam ser amenizados, com a avaliação detalhada e a indicação do melhor tratamento. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários! #ginecologia #ginecologiasp #menopausa #terapiahormonal #hormoniosmenopausa #estrogenio #febrasgo #dragrazielecervantes

Compartilhe na sua rede social!

Formação da Dra. Graziele Cervantes

  • Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
  • Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
  • Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
  • Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
  • Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
  • Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
  • Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Agende Sua Consulta
Autoexame de mama: você sabe como fazer?
22 mar., 2024
Você quer saber a forma correta de realizar o Autoexame de Mama? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Dor pélvica crônica: o que fazer?
14 mar., 2024
Você quer conhecer as opções de tratamento para a Dor Pélvica Crônica? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica.
Exames ginecológicos: conheça os principais
07 mar., 2024
Você quer saber quais são os principais Exames Ginecológicos? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Orgasmo feminino: entenda os benefícios para a saúde da mulher
29 fev., 2024
Você quer conhecer as vantagens do Orgasmo Feminino? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema.
Vulvovaginite: saiba como identificar e tratar
22 fev., 2024
Você quer saber como identificar e tratar a Vulvovaginite? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Câncer de colo do útero: causa e tratamento
15 fev., 2024
Você quer saber quais as opções de tratamento para o Câncer de Colo do útero? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Câncer de mama: diagnóstico e tratamento
08 fev., 2024
Quer saber como detectar e tratar o Câncer de Mama? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laqueadura: o que é e como é feita?
01 fev., 2024
Quer saber como é feita e quais são os benefícios da Laqueadura? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Período fértil: saiba como calcular
23 jan., 2024
Você quer saber como determinar o Período Fértil? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema!
Cortisol alto: quais os impactos na saúde da mulher?
14 dez., 2023
Você quer saber como o Cortisol Alto pode afetar a saúde da mulher? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tema
Mais Posts
Share by: