Quando falamos em menopausa, um dos primeiros sintomas que vem à cabeça das mulheres é o calor. E, de fato, as ondas de calor afetam até 80% das mulheres e sua qualidade de vida. Para ajudar a aliviar os sintomas, indicamos, na maioria das vezes, a terapêutica hormonal.
Um estudo da Cochrane Library apontou que a reposição hormonal é eficaz em até 87% dos casos. A terapia hormonal se baseia em repor os hormônios femininos que estão em déficit.
O tratamento hormonal é o mais efetivo para aliviar os sintomas das mulheres, tanto na peri, quando na pós-menopausa. Os benefícios da intervenção, segundo a FEBRASGO, se sobrepõem aos riscos, principalmente quando é feita em mulheres com menos de 60 anos.
A melhora da qualidade de vida, por meio da reposição hormonal, também passa pela melhoria do sono, do humor, da prevenção da saúde óssea e da função sexual, em qualquer idade.
A duração do tratamento vai variar de acordo com cada paciente. A indicação médica é que a terapia hormonal seja suspensa assim que os benefícios por ela gerados não forem mais necessários.
Visite a sua médica regularmente para que este período seja monitorado e os sintomas possam ser amenizados, com a avaliação detalhada e a indicação do melhor tratamento. Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários! #ginecologia #ginecologiasp #menopausa #terapiahormonal #hormoniosmenopausa #estrogenio #febrasgo #dragrazielecervantes
Compartilhe na sua rede social!
Formação da Dra. Graziele Cervantes
- Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
- Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
- Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
- Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
- Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
- Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
- Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.