Artigos Mais Recentes

Estresse e o atraso menstrual

Entenda como o estresse diário pode alterar seu ciclo menstrual e como você pode controlar ambos.


Quem aqui já teve a menstruação atrasada, se assustou com a hipótese de uma possível gravidez, mas no fim era estresse? 🤯 O ciclo menstrual também pode ser alterado por fatores físicos e emocionais! Principalmente durante a pandemia, muitas mulheres perceberam atrasos na menstruação como consequência do aumento do estresse e da ansiedade causados pelo isolamento social.


🥵 Ou seja, o estresse e a ansiedade podem sim interferir na regularidade menstrual, provocando atrasos ou até mesmo a ausência de menstruação naquele mês. O estresse pode ser responsável por alterar a região do cérebro que controla os níveis hormônios que regulam os ciclos menstruais. 🩸


Porém, vale ressaltar que qualquer irregularidade no ciclo que persista por mais de três meses deve ser investigada pela ginecologista. Vários fatores podem levar ao atraso menstrual, como dietas restritivas, excesso ou falta de atividades físicas, obesidade, problemas de tireoide, síndrome do ovário policístico, entre outros. É preciso identificar a causa para que o tratamento adequado seja feito!


Você já sabia disso? ↪️ Compartilhe esse post com outras mulheres!


Dra. Graziele Cervantes

CRM 178589 – SP

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo