O que é endometriose profunda?

A endometriose profunda é uma evolução da endometriose superficial e merece atenção. Ela não pode ser confundida com endometriose superficial, pois se diferencia em várias aspectos.
A endometriose é caracterizada pela presença de endométrio fora do útero e causa lesões inicialmente pequenas que com o passar do tempo pode crescer e atingir diferentes órgãos como bexiga, intestino, ovário, entre outros.
As causas da doença não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que a menstruação que retornar para o abdomen, a modificação celular e o histórico familiar possuem grande influência.
A endometriose profunda é uma doença de caráter inflamatório e progressivo, o que signifique que a doença irá aumentar com o passar dos anos podendo comprometer os órgão dentro da pelve.
A endometriose profunda é aquela que invade mais de 5mm da pele que recobre nossos órgãos internos. Nesta fase, é comum que a paciente já apresente sintomas relacionados a localização das lesões como:
- Dispareunia (dor nas relações sexuais);
- Dismenorréia (cólica excessivamente forte e prolongada no período menstrual);
- Alterações intestinais e dores para evacuar durante o período menstrual;
- Dor para urinar e alterações na urina;
- Dor na região pélvica fora do período menstrual;
- Dificuldade para engravidar.
- Fadiga crônica e exaustão
- Dificuldade para engravidar e infertilidade
A endometriose profunda também apresenta característica de ser ser diagnosticada através do exame fisico de toque nas mãos de especialistas experientes. Neste período a endometriose profunda tem a possibilidade de ser diagnosticada nos exames de imagem como Ultrassom e Ressonância Magnética de Pelve com maior facilidade, o que pode passar desapercebido na fase superficial.
É importante entender que o termo “profundo" não é sinônimo da gravidade da doença, já que a gravidade da doença está relacionada pelos tipos de órgãos comprometidos e a extensão das lesões.
Não deixe de se consultar com uma especialistas em endometriose. O diagnostico e tratamento precoce podem mudar o curso da sua qualidade de vida.
Compartilhe na sua rede social!
Formação da Dra. Graziele Cervantes
- Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
- Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
- Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
- Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
- Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
- Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
- Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.