Adenomiose é Câncer? Entenda!

20 de setembro de 2022
Agendar Consulta

Adenomiose é Câncer?

adenomiose-e-cancer-dra-graziele-cervantes-ginecologista-sao-paulo


Afinal, a adenomiose é câncer?


A adenomiose é uma doença que não é câncer, pois se trata de uma doença benigna.



Esta doença é definida pelo crescimento desgovernado tecido endometrial (porção mais interna do útero) em direção a a camada muscular uterina, promovendo dificuldade de contração uterina e aumentando as células secretoras de endométrio (menstruação).



Apesar da adenomiose ser capaz de causar dor pélvica e sangramento uterino irregular que, muitas vezes, está associada a outras doenças, como por exemplo, a endometriose, ela não se torna uma doença maligna, ou o câncer. Está presente em 31 a 61,5% das mulheres e acomete, em geral, mulheres entre 40 e 50 anos, mas pode ocorrer em pacientes mais jovens.



A causa da adenomiose ainda é incerta e alguns autores associam a doença com fatores genéticos, fatores hormonais, fatores ambientais, estilo de vida, etc.



Já o câncer, é uma doença maligna, e se inicia devido o crescimento acelerado e anormal das células do corpo e que podem evoluir de forma grave e levar até a morte. 



Nosso corpo é composto por células que estão em constante multiplicação ou divisão celular, que em condições normais, ocorre de maneira organizada através do nascimento, crescimento e morte celular.



No entanto, quando há algum erro nesta multiplicação, através de erros nos códigos genéticos desta célula, pode se iniciar o processo de crescimento das neoplasias malignas, ou câncer.



Sendo assim, entenda que a adenomiose não é cancer, e possui diversas formas de controle e de tratamento. Basta procurar seu ginecologista e encontrar um método que se adapte a você.


Se houver alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui nos comentários ou agende uma consulta!


Meu consultório está de portas abertas para receber você!

Compartilhe na sua rede social!

Formação da Dra. Graziele Cervantes

  • Ginecologista e Obstetra formada pela Maternidade Darcy Vargas - SC em 2016;
  • Especialização em Endoscopia Ginecológica e Endometriose pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2016-2018);
  • Curso de Imersão em Laparoscopia em Clermont-Ferrand, França (2019);
  • Especialização em Longevidade e Medicina Ortomolecular;
  • Médica Assistente do Setor de Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Santa Casa de São Paulo;
  • Professora da Pós Graduação de Videoalaparoscopia e Histeroscopia da Santa Casa de São Paulo - NAVEG;
  • Mestra da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Agende Sua Consulta
Endometriose intestinal: saiba mais sobre a condição!
11 de junho de 2026
Como identificar e tratar a Endometriose Intestinal? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Endometriose e sexualidade: quais são os impactos?
4 de junho de 2026
Qual a relação da Endometriose e Sexualidade? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Vantagens da cirurgia robótica para endometriose profunda
26 de maio de 2026
Quais são as Vantagens da Cirurgia Robótica Para Endometriose Profunda? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Erros que atrasam a cirurgia da endometriose: conheça
19 de maio de 2026
Quais Erros Que Atrasam a Cirurgia da Endometriose? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser vaginal para flacidez vaginal? Saiba como funciona!
12 de maio de 2026
Em busca de Laser Vaginal Para Flacidez Vaginal? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e fala sobre o tratamento!
Cirurgia de endometriose é sempre o último recurso?
5 de maio de 2026
Será que a Cirurgia de Endometriose é sempre o último recurso? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Laser vaginal para melhorar a lubrificação e a qualidade da relação sexual
28 de abril de 2026
Em busca de Laser Vaginal Para Melhorar a Lubrificação? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Cirurgia robótica para cistos ovarianos: quando é indicada?
21 de abril de 2026
Quando fazer a Cirurgia Robótica Para Cistos Ovarianos? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Por que a dor da endometriose não melhora mesmo com remédio?
14 de abril de 2026
Por que a dor da endometriose não melhora mesmo com remédio? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!
Endometriose profunda: quando operar é a melhor escolha
7 de abril de 2026
Quer saber quando fazer a Cirurgia para Endometriose Profunda? Dra. Graziele Cervantes é Ginecologista em São Paulo e explica!