Vitamina D

O sol está brilhando, o calor batendo e o azul do mar e da piscina nunca estiveram tão encantadores, certo?! Ainda mais se pudermos somar a tudo isso, mais saúde.

É o momento de adicionar um pouco de vitamina D a tudo isso. O Sol é um dos agentes principais para nossa fonte de vitamina D, liberando-a na sua forma ativa, e outros 20% desta vitamina são adquiridos através da nossa alimentação.

Infelizmente, a corrida frenética do dia a dia em que vivemos, o pouco tempo para o lazer e a má alimentação que adquirimos para deixar tudo mais “rapidinho” e prático, piora ainda mais a aquisição dessa vitamina.

Quais os benefícios do uso da Vitamina D

No Brasil, a carência de vitamina D pode variar de 40 a 86% em algumas regiões do país e pessoas acima dos 60 anos são os mais afetados. Além de se exporem pouco ao sol e possuir uma carência nutricional maior, há também má absorção nutricional, uso de medicamentos que afetam esse ciclo e o envelhecimento da pele, que dificulta a captação da vitamina através do Sol.

A vitamina D já é muito conhecida por prevenir o envelhecimento dos ossos e evitar o risco de fraturas, principalmente na fase da osteoporose, e para muitos, a reposição desta vitamina já faz parte do cotidiano. Porém novos estudos provam que há muito mais do que isso. 


Há muitas evidências de que a vitamina D também atua melhorando a capacidade dos músculos, protegendo o coração, no controle do Diabetes e também nas doenças auto-imunes.

Nosso corpo possui receptores para vitamina D em diversas regiões do corpo.


Sua ação nos músculos já é comprovada através de diversos estudos, e sua presença combate a fraqueza muscular, a dor muscular, e principalmente ajuda na preservação e ganho de massa magra.

A grande novidade estão nos estudos ao combate as doenças auto-imunes. Já existem várias evidências de que a vitamina D atua na regulação dos mediadores inflamatórios do nosso corpo e ótimos resultados são observados no controle de doenças como a esclerose múltipla, artrite reumatóide, Lupus, Síndrome do Intestino Irritável, dentre outros.

A dose a ser utilizada para o controle das doenças auto-imunes ainda não está bem instituída, diferente daquela utilizada para o combate a fraturas e perdas musculares, porém há formas de controle baseado nos seus parâmetros hormonais. Procure o seu médico de confiança e que trabalhe regulando o seus hormônios para o seu benefício, ele te ajudará.

Potencialize a vitamina D e seus benefícios, seja adquirida pela alimentação ou suplementação!

Agende sua consulta

Preencha os dados do formulário que retornaremos o contato

"A excelência é um horizonte"